sábado, 28 de maio de 2011

O POETA ANTONIO COSTTA LANÇOU SEU 4º LIVRO DE POESIAS


(Antonio Costta com o poeta Damião Ramos Cavalcanti)

Às 20 horas do dia 24 de maio, na AABB de Itabaiana, o Poeta Antonio Costta lançou seu novo livro: Chuva de Poesias, que foi apresentado pelo acadêmico Damião Ramos Cavalcanti da Academia Paraibana de Letras. Grande público compareceu ao evento que fez parte das comemorações do aniversário de emancipação política de Itabaiana, organizado pelas secretarias municipais de Educação e Cultura.

Antonio Costta nasceu no dia 24 de abril de 1972, no Pilar de Zé Lins do Rego. Filho do agricultor Severino Honorato da Silva e da dona de casa Maria José da Costa Silva, residentes no Sítio Chã de Areia, onde o poeta viveu toda sua infância e parte de sua juventude.

Hoje a sua poesia é analisada por vários escritores do Brasil e do exterior, a exemplo do poeta Damião Cavalcanti, da Academia Paraibana de letras, e do escritor espanhol Vicente Martín, professor da Universidade de Madrid e diretor do Fórum Poesia Pura.

Antonio Costta é o autor da letra do Hino Oficial de Pilar e de quatro livros de poemas: Um Juntador de palavra (2003); Poesia Nordestina (2004); Coletânea Poética (2009) e Chuva de Poesias (2011). O “Poeta da Fé e da Fértil Beleza”, como o denominou o acadêmico Rubenio Marcelo, continua sua trajetória: ajuntando palavras recheadas de sentimentos e publicando livros que nos fazem pensar no verdadeiro significado da vida, na soberania de Deus, e nas limitações do ser humano.


O poeta agradece a Deus por suas conquistas na cidade de Itabaiana:

Eu agradeço ao Senhor
pois aqui achei amor
muita paz, muita guarida,
pois quem chega a Itabaiana
pra passar uma semana
não quer mais sair na vida!

"UM NOVO TEMPO DE POESIAS"


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA REALIZA CONCURSO DE POESIAS COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E EDITA LIVRO.

Pela primeira vez na história de Itabaiana alunos da rede municipal de ensino lançaram um livro de poesias escritas por eles mesmos. O livro tintitulado: UM NOVO TEMPO DE POESIA, com 65 páginas, foi composto com os melhores poemas do 1º Concurso Municipal de Poesias, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana.

O projeto teve o total apoio da Prefeitura Municipal, através da prefeita Dona Dida que patrocinou a confecção de mil exemplares do livro que que foi lançado às 14 horas do dia 24 de maio na AABB de Itabaiana, com a presença dos novos poetas escritores mirins, de seus familiares, dos professores, diretores e supervisores das escolas do município e também de muitas autoridades locais.

A educadora e prefeita Dona Dida disse que: "O lançamento deste livro, bem no meio das festividades que assinalam a emancipação política do município, assim como o 1º Concurso Municipal de Poesias não foi pensado alheatoriamente. Sendo Itabaiana um celeiro de artistas, sentimos a necessidade de, nos seus 120 anos de existência, despertarmos a mais nova geração. E eis os nossos alunos, crianças e jovens que orgulhosamente cantam em versos a beleza de sua terra natal".

Todos os alunos participantes da coletânea poética receberam brindes e os três primeiros colocados do Concurso de Poesias receberam a seguinte premiação: o 1º lugar, um computador netbook; o 2º lugar, um computador netbook; o 3º lugar, um celular. A premiação foi doada pelo comendador Daniel Reis do Mato Grosso do Sul que também é filho adotivo de Itabaiana.





















(Poeta Antonio Costta com o aluno Thiago, 1º lugar
no Concurso de Poesias, a mãe dele e seu irmão)

ITABAIANA HOMENAGEOU O POETA JESSIER QUIRINO

(Jessier Quirino e o Poeta Antonio Costta)

Também na programação de aniversário de Itabaiana foram feitas duas homenagens ao grande poeta Jessier Quirino que foi agraciado com a Medalha Zé da Luz, entregue pela Secretaria Municipal de Cultura, e a Comenda Mestre Sivuca, concedida pela Câmara Municipal de Itabaiana, na tarde do dia 23 de maio, na AABB de Itabaiana.

Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção. Apareceu na folhinha no ano de 1954, na cidade de Campina Grande, Paraíba, e é filho adotivo de Itabaiana, também na Paraíba, onde reside desde 1983.” É dessa forma que o poeta e prosador matuto Jessier Quirino se apresenta. Singelo como todo sertanejo, o artista paraibano é hoje, incontestavelmente, um dos nomes mais importantes na luta em defesa da cultura nordestina. Dono de uma capacidade bastante apurada para observar tudo aquilo que o rodeia, Jessier traduz em seus livros e recitais os hábitos, a linguagem, a vida do homem do sertão e seu modo de ver o mundo. Assim, através de grande bom humor e sensibilidade, o poeta reconstrói um curioso e particular universo matuto.

(Secretário de Educação Fábio Rodrígues entregando
a Medalha Zé da Luz ao poeta Jessier Quirino)


(Vereador Elias Araújo entregando a Comenda Mestre Sivuca ao Poeta Jessier Quirino)

domingo, 9 de janeiro de 2011

ITABAIANA E PILAR RECEBERAM VISITA DE ESCRITORES PARAIBANOS E DO MATO GROSSO DO SUL



(NA FOTO: ROBERTO LUCENA, TEREZA QUEIROGA, RUBENIO MARCELO,
FERNANDO CUNHA LIMA, ANTONIO COSTTA E ZORA LIRA )

Os municípios de Pilar e Itabaiana receberam uma comitiva de poetas e escritores das Academias de Letras do Mato Grosso do Sul e da Paraíba, que visitaram essas cidades, a fim de fortalecer o intercâmbio literocultural entre os dois Estados.

Como bons anfitriões, as duas cidades-irmãs recepcionaram os visitantes com a seguinte programação:

PELO TURNO DA MANHÃ - EM ITABAIANA:


Às 09:00hs – recepção ao escritores no Sivuca Cultural Café;

Às 09:30m – visita à Praça Epitácio Pessoa;

Às 09:50m – visita ao Coreto da Praça Manoel J. de Araújo;

Às 10:00hs – visita ao busto do poeta Zé da Luz;

Às 10:20m – visita à Igreja Matriz;

Às 10:40m – visita à casa do poeta Jessier Quirino;

Às 11:00hs – entrevista na rádio Itabaiana FM;
Às 12:00hs – almoço no restaurante Finess.


PELO TURNO DA TARDE - EM PILAR:


Às 14:00hs – visita à Fundação Menino de Engenho;

Às 14:30m – visita à Praça José Lins do Rego;

Às 15:00hs – visita ao Engenho Corredor.




VISITA A ITABAIANA E PILAR


Ao Sivuca eu fui cantar um hino,
Voltar e recantar isto prometo.
Visitei Zé da Luz e o coreto,
Como também o Jesier Quirino.

Fui até o engenho do menino,
Aonde escrevi o meu soneto,
Senti a vida dum povo discreto,
E na Igreja o soar do sino.

No Pilar aplaudi o seu Zé Lins,
Com homens da cultura e afins.
Sob o comando do poeta Costta.

Somente não tomei banho de rio,
Pois estava no tempo do estio;
Depois eu almocei, pois quem não gosta!!!


Fernando Cunha Lima,
(agradecendo ao povo de Itabaiana e Pilar)